fbpx

Pérolas cultivadas: A invenção de Kokichi Mikimoto!

As pérolas têm um valor incalculável e ocupam, nos dias de hoje, um lugar de destaque na alta joalharia. São resultado de um processo natural que acontece no interior de algumas espécies de ostras, como mecanismo de defesa perante a invasão por um corpo estranho.

Kokichi Mikimoto
Kokichi Mikimoto

A formação de pérolas sem intervenção humana é algo extremamente raro e que despertou a atenção de Kokichi Mikimoto. O japonês, nascido em janeiro de 1858 na cidade de Toda, acabaria por se tornar o inventor das pérolas cultivadas.

Preocupado com a extinção das ostras, experimentou vários métodos de introdução de um núcleo no interior do corpo dos moluscos. Estes, para se protegerem da irritação, segregavam milhares de camadas de substância nacarada, formando pérolas.

A Akoya foi a espécie de ostras com a qual o japonês iniciou a sua empresa de cultivo de pérolas. Estaria longe de imaginar que viria a dar nome a uma conceituada marcas de joalharia a nível mundial: a Mikimoto.

Pérolas Mikimoto: Mais do que alta joalharia, um pedaço de História

Em 1843, foi criada a primeira pérola cultivada, o que representou uma conquista incrível. Contudo, só em 1905 é que nasceu a primeira pérola de cultura esférica.

Ostras Akoya
Ostras Akoya

As ostras Akoya vivem em alto mar, nas águas da baía de Ago (Japão), a uma profundidade de 1 a 5 metros. Habitam em cestos especiais, dispostos em plataformas estrategicamente colocadas em locais com pouca ondulação e temperaturas entre 15 e 23 graus.

A temperatura da água é controlada diariamente. Além disso, de dois em dois meses, os cestos são limpos e mudados de lugar. Em princípio, dois a três anos depois, as ostras estão prontas.

A Akoya é a ostra produtora de pérolas mais pequena do mundo. Existe, com efeito, em tamanhos que variam entre os 3 e os 10 milímetros. O clima oceânico perfeito dá um brilho fantástico às perolas Akoya, com cores que variam entre branco, creme e rosa.

A Mikimoto mantém os mais rigorosos padrões de qualidade, sendo cada pérola tão única quanto uma impressão digital. Cada colar de pérolas da marca japonesa é uma obra de arte, que nasce do mistério do mar. Explore as coleções e descubra o verdadeiro tesouro da natureza e da mais alta joalharia e design.


Subscreva o Blog